segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Donnie Darko


Em Donnie Darko (2001) é contada a história da personagem Donald 'Donnie' Darko, que é interpretada por Jake Gyllenhaal (LINDO!), um garoto considerado problemático com alguns traços de esquizofrenia. O filme exprime uma atmosfera sombria do fim dos anos 80 que é muito bem retratada, também, pela trilha sonora impecável composta, basicamente, por Tears for Fears - diga-se de passagem, eu cresci ouvindo e gosto muito - e outros grandes sucessos dos anos 80.
Em uma noite um coelho monstro gigante (Frank) acorda Donnie, salvando sua vida, pois, de repente, um motor de avião cai do céu exatamente na cama onde dormia. Sim, eu sei que a história parece e (é) estranha, mas tem lógica e fundamento. O coelho ainda profetiza que o mundo acabará em pouco tempo, este mundo, que Darko entenderá como o seu.


Donnie se mostra divido entre a realidade e suas alucinações levando-o a questionar o sentido da vida e, principalmente da morte. O filme aborda temas da física teórica como a possibilidade de viagem ao tempo, explicadas nas obras "Uma Breve História do Tempo" de Stephen Hawking e "Filosofia da Viagem do Tempo" de Roberta Sparrow. Escrito e dirigido perfeitamente por Richard Kelly, que já trabalhos em outras obras como "A Caixa", "Orgulho e Preconceito".

A história lhe causará reflexão, dúvidas e estranhamento, disso eu tenho certeza, , mas a cada vez que assisto a esse filme percebo algo de diferente, por isso nunca me cansarei dele e muito menos da trilha sonora que explica por si só parte da trama e recortes dos anos 80. Tema interessante, final intrigante... vale a pena. Muito bom!



Mayara Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário